Vimos no ano de 2018 diversos casos de corrupção envolvendo não somente membros do governo, mas também empresas e organizações privadas, sendo entristecedor ver grandes empresas e marcas consagradas envolvidas em corrupção. Corrupção não é algo novo, tendo sido citada até mesmo no Código de Hamurabi em 1700 AC.
Dentre muitas, há 3 teorias que tentam explicar o surgimento da corrupção moderna.
1) Após a o fim da segunda guerra mundial o mundo passou por um processo importante de descolonização no qual antigas colônias europeias, principalmente na África e na Ásia conquistaram sua independência. Tal fenômeno acabou levando ao poder pessoas inexperientes que acabaram criando, propositadamente ou não, instituições fracas e vulneráveis, sendo corrupção consequência natural.
2) Houve uma disseminação viral da corrupção como consequência do comércio internacional e da globalização, com a criação de mercados negros, corrupção de alfândegas, dentre outras ilegalidades. Com isso, empresas multinacionais com grande sede de mercados nem sempre estão dispostas a respeitar as leis.
3) Regimes autoritários surgiram em diversas partes do mundo, principalmente na América Latina e no Leste Europeu. Contudo, o poder absoluto e autoritário é mais facilmente corrompido devido à pouca transparência e à falta de controles externos dos atos de políticos.
Cabe destacar, como no caso do Brasil, o fim dos regimes autoritários pode trazer a sensação de que a corrupção aumentou, mas isso nem sempre é verdade, pois em regimes democráticos, com imprensa livre e com mais controle social, as denúncias de corrupção tendem a aparecer mais e a ganhar mais notoriedade.
Mas obviamente a corrupção, especialmente quando envolve empresas privadas é muito maléfica, pois as relações comerciais corruptas tendem a criar monopólios ou pelo menos reduzir drasticamente a competição entre empresas.
Lançando a questão para reflexão:
Será a corrupção boa para a economia e o seu combate o responsável pelo aumento do desemprego no Brasil?
Perceba que a corrupção, quando contamina o ambiente privado, se traduz
- na busca dos agentes econômicos por oportunidades de renda fácil sem conexão com produtividade ou com eficiência.
- no aumento dos custos de transação devido à incerteza.
- na criação de monopólios ou cartéis de empresas corruptas.
- na ineficiência na alocação dos investimentos (sejam públicos ou privados).
Lanço esta reflexão, pois para alguns teóricos (a exemplo de Méon e Weill, 2010) a corrupção pode dar uma “azeitada” na pesada máquina burocrática, fazendo com que ela trabalhe da maneira mais rápida, especialmente em países onde o setor público é extremamente ineficiente. Entretanto, para muitos estudiosos, a corrupção funciona mais como areia do que como graxa na engrenagem do crescimento econômico. Para o economista Paolo Mauro, há uma relação negativa (medida pela eficiência burocrática) entre a corrupção e variáveis como investimento e crescimento do PIB per capita.
Em resumo, a corrupção afeta a economia, alterando os incentivos que trabalhadores e empresários teriam na busca da produtividade, eficiência e inovação, aspectos tão caros à competitividade de um país, sendo opinião quase unânime que um dos melhores remédios contra a doença da corrupção está na transparência das interações entre empresas e setor público, reduzindo o poder discricionário tanto de empresários quanto de agentes públicos.
REFERÊNCIAS
- http://carnegieendowment.org/1995/06/01/corruption-eruption-pub-648
- http://porque.uol.com.br/como-corrupcao-atrapalha-economia/
- https://www.coursera.org/learn/wharton-corruption/home/welcome
- https://www.coursera.org/learn/wharton-corruption/home/welcome
- https://www.ecb.europa.eu/pub/pdf/scpwps/ecbwp1950.en.pdf
- https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/2018/03/opiniao/614935-a-corrupcao-que-prejudica-as-exportacoes-brasileiras.html
- https://www.terracoeconomico.com.br/tao-roubando-gente-como-corrupcao-afeta-e-economia-ii/
- https://www.terracoeconomico.com.br/tao-roubando-gente-porque-e-importante-estudar-corrupcao/
- https://www.weforum.org/agenda/2015/11/corruption-the-hidden-tax-on-global-growth/