COMO AS MARCAS ESTÃO TRABALHANDO A “ONDA TIK TOK”

Quando se trata de redes sociais, pode-se dizer que estamos na era da “moda criada por consumidores”.

Isso já vinha sendo uma tendência, mas se intensificou e consolidou devido ao isolamento social causado pela pandemia do COVID19. Muitas marcas adotaram uma abordagem centrada no indivíduo para se alavancar no mercado. Isto pode ser facilmente verificado pela enorme quantidade de marcas de luxo se posicionando no TikTok, que por sua vez ampliou ainda mais seu público ao se aproximarem do target já conquistado.

O TikTok App é uma plataforma de vídeos curtos, com limite máximo de 60 segundos cada um, disponível para Android e IOS. Os usuários da plataforma podem editar, gravar e modificar o vídeo da forma que melhor entenderem antes de postar. De modo geral, o foco dos conteúdos tende a apresentar caráter humorístico, embora o formato de dublagem seja bastante popular no App. Além disso, os vídeos de maior destaque costumam viralizar não só na plataforma, mas em outras redes sociais, como Twitter, Instagram e Facebook.

Assim como nas plataformas tradicionais, o TikTok App possui ferramentas de engajamento. Seus usuários podem curtir, comentar e compartilhar as publicações alheias, enviar mensagens diretas, bem como seguir perfis cujo conteúdo acreditem ser interessantes. Entretanto, a plataforma não exige uma conta para que o usuário possa ter acesso aos conteúdos disponibilizados.

O TikTok utiliza inteligência artificial para segmentar os conteúdos de acordo com o consumo e o engajamento dos seus usuários. Afora isso, o uso de hashtags também auxilia no processo de segmentação.

Por conta de seu ambiente descontraído, o TikTok virou febre entre os jovens. 41% dos usuários estão dentro da faixa etária de 16 a 24 anos, a chamada geração Z. Segundo relatório do Think With Google, a publicidade tradicional não funciona mais com esse público, sendo o conteúdo engajado nas redes sociais a solução mais viável para atingi-lo.

O conteúdo do TikTok também está ficando mais leve, principalmente por causa dos desafios que surgiram com o app. É interessante que, no caso, é o poder das pessoas que impulsiona a indústria, e não o contrário. Assim, ao permitir que os usuários criem seu próprio conteúdo para uma campanha, estes se sentem mais próximos, como autênticos embaixadores.

E COMO AS EMPRESAS ESTÃO APROVEITANDO A “ONDA TIKTOK”?

Primeiro, é preciso entender que a base de fundo do TikTok é a música. E as pessoas gostam muito de música.

Apesar de ser uma plataforma de vídeos, o conteúdo “viral” (replicado inúmeras vezes, exponencialmente), está no mesmo áudio. Porém, o público cria suas versões em imagens para entrar na conversa. É aí que as marcas buscam engajamento no TikTok.

Além disso, o TikTok conta com uma presença significativa de influenciadores digitais, que também podem colaborar para uma estratégia de comunicação das empresas.

Aí, a estratégia é simples: as empresas tentam encontrar perfis

  • de influenciadores,
  • de criadores de conteúdo que estejam se destacando,
  • que representem os valores da marca,
  • que já se comuniquem com o público desejado.

O grande destaque do TikTok App quando o assunto é marketing envolve a construção de branding e aumento de vendas mediante o marketing de influenciadores. Segundo pesquisa realizada na plataforma, 72% dos usuários seguem influenciadores, e 50% confiam nas recomendações desses.

Isso oferece significativo espaço para a divulgação de produtos/serviços por meio dos perfis dessas personalidades. De mais a mais, o investimento em branding que utiliza o canal de outras pessoas no TikTok permite que a empresa teste o alcance da ferramenta e o quão vantajosa ela pode ser para o seu negócio, antes de estruturar um time novo ou modificar sua estratégia de marketing visando explorar um novo canal de aquisição.

ANÚNCIOS NO TIK TOK

Já os anúncios do TikTok funcionam em uma lógica parecida para quem já trabalha com o Gerenciador de Anúncios do Facebook. No entanto, nesta rede, os anúncios obedecem às características da rede, vídeos de 9 a 15 segundos, que podem ser puláveis.

O resultado do anúncio é medido de acordo com o número de cliques em um link, número de impressões ou vídeos visualizados, taxa de cliques e engajamento.

Perceba que os vídeos dos principais influenciadores do TikTok são caseiros, gravados e editados com os efeitos disponíveis no próprio aplicativo. Em um mundo em que os consumidores estão se tornando cada vez mais céticos em relação à publicidade, os vídeos não editados e brutos podem ser uma ótima maneira de mostrar a marca de forma autêntica. Isso interessa muitos às empresas e marcas.

Aliás, o TikTok só ganhou tamanha popularidade porque foca nos conteúdos criativos gerados organicamente pelos usuários. As marcas que estão tendo melhores resultados são aquelas que colocam o processo criativo nas mãos das pessoas, incentivando que seus consumidores e clientes compartilhem vídeos usando ou interagindo com seus produtos de alguma forma.

O TikTok já tem um robusto elenco de influenciadores brasileiros e estrangeiros. Assim, uma boa estratégia para as marcas, para ter alcance e engajamento, é trabalhar diretamente com essas pessoas para a produção de conteúdo para a marca.

Veja também que até pouco tempo, o TikTok não comercializava formatos publicitários, o que dificultava a relação com marcas interessadas em anunciar na plataforma. Recentemente algumas marcas começaram a comunicar parcerias com a rede para a criação de perfis, lançamento de desafios para os usuários replicarem e parcerias com criadores de conteúdo nativos da rede.

E como as marcas ainda estão tateando nesse novo universo, não existem tantas normas ou regras que devem ser seguidas sobre o que funciona na rede.

11 TENDÊNCIAS TIKTOK PARA 2021

  1. Mais marcas e influenciadores usarão o TikTok para marketing em 2021.
  2. Até que a pandemia de COVID19 termine, mais vídeos TikTok enfatizarão o que você pode fazer em casa
  3. TikTok substituirá a televisão por mais da geração Z
  4. Mais celebridades usarão o TikTok para alcançar seus jovens fãs.
  5. Certas músicas se tornarão excepcionalmente populares e usadas para apoiar vários vídeos do TikTok.
  6. #memes de hashtag aumentarão em popularidade.
  7. Marcas e influenciadores criarão mais conteúdo episódico.
  8. Os desafios de hashtag de marca se tornarão ainda mais populares no TikTok.
  9. O conteúdo gerado pelo usuário se tornará cada vez mais importante para os profissionais de marketing.
  10. As marcas usarão mais os duetos para interagir com seus fãs.

Então, você empreendedor ou influencer, aproveite essa liberdade para experimentar novas formas de produzir os conteúdos, pensar em formatos mais ousados e testar os resultados enquanto a rede e a plataforma ainda se consolida.

REFERÊNCIAS

  • https://www.consumidormoderno.com.br/2020/01/21/tiktok-dialogo-geracaoz/#:~:text=Como%20as%20marcas%20ainda%20est%C3%A3o,o%20que%20funciona%20na%20rede.
  • https://canaltech.com.br/redes-sociais/curiosidades-sobre-tiktok-161412/
  • https://www.mlabs.com.br/blog/desafios-do-tiktok-para-marcas/
  • https://gizmodo.uol.com.br/tiktok-o-que-e/
  • https://digilandia.io/transformacao-digital/tiktok-para-empresas/
  • https://papodebalcao.stone.com.br/6-dicas-para-fortalecer-sua-marca-no-tik-tok/
  • https://www.revistalofficiel.com.br/moda/o-que-as-marcas-de-luxo-estao-fazendo-no-tiktok
  • https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2020/07/28/por-que-as-marcas-estao-indo-para-o-tiktok.html#:~:text=Por%20enquanto%2C%20o%20TikTok%20for,detalhes%20para%